Monstro do lago Ness

Continuando minha busca por coisas que atiçavam minha curiosidade quando criança, resolvi fazer uma pequena busca sobre o monstro do lago Ness. Diferentemente do caso da lula gigante, as novidades não me animaram.

O lago

O Lago Ness (chamado de Loch Ness em escocês) é um lago comprido, com 37km de extensão e 1,6km de largura, cravado na região norte da Escócia. A profundidade máxima do lago é de 226 metros. O clima na região não é dos mais bonitos, sendo que a média de dias com sol nos últimos 30 anos foi de apenas 48 por ano. Isso combinado à neblina comum no lago levam a algumas fotos e vídeos interessantes.

Aparições

O primeiro relato que se tem sobre o monstro data do ano de 535, quando Santo Columbo descreve como salvou a vida de um nativo da região de um monstro saído das águas. Ele levantou sua mão, fez o sinal da cruz no ar e disse “Tu não irás adiante, nem tocarás o homem; volte à toda velocidade“! O monstro obedeceu e nunca mais ouviu-se falar de ataques a seres humanos ou a animais nas imediações do lago. Apesar das descrições de Santo Columbo incluírem várias lutas com monstros por toda a Escócia e até mesmo um episódio onde ele teria matado um javali apenas com o poder de sua voz, muita gente acha que essa é a primeira prova da existência do monstro do lago Ness (ou Nessie, como é carinhosamente chamado).

Depois disso, Nessie ficou lá quietinho por muitos anos, até 1933, quando foi construída uma estrada que passava perto do lago. Nessa época um casal estava passeando pelo local quando viu “um tipo de animal dos mais extraordinários” cruzando a estrada. A partir de então vários relatos começaram a aparecer, alguns descrevendo a criatura na água, outros a descrevendo em terra firme.

“Provas”

A fotografia mais famosa do monstro (a que aparece no início desse post) data dessa mesma época (1934), e foi apresentada ao mundo como sendo de autoria de um respeitado ginecologista inglês. Porém, em 1993, um carinha confessou que havia participado da fraude que era a foto. Em seu leito de morte descreveu como haviam construído o monstro e como haviam fotografado, e que haviam pedido para o médico apresentar a foto para dar mais credibilidade à farsa.

Gordon HolmesDaí eis que, em 2007, um “cientista amador”, como ele é chamado pelos jornais, apresenta um vídeo que mostra alguma coisa sob as águas do lago. O tal cientista é esse da foto, Gordon Holmes. O vídeo pode ser visto no youtube.

Gordon enviou o vídeo para ser analisado por biólogos e estudiosos do monstro. A princípio pode-se achar que se trata de outra fraude. Daí você olha pra cara do sujeito e o sentimento de fraude aumenta. Então você olha para o currículo do cara e a certeza de fraude se estabelece. Gordon alega já ter visto várias outras criaturas lendárias, e publicou um livro (e um DVD) nos quais alega provar a existência de fadas.

Ciência

Em 2003 pesquisadores participaram de um documentário da BBC para tentar provar a existência do monstro. Munidos de 600 sonares e alta tecnologia de navegação por satélite, além de vários mergulhadores, a equipe rastreou toda a extensão do lago procurando por indícios de Nessie. O veredito foi que não existe nenhuma criatura como a descrita pelos relatos vivendo no lago.

Alguns estudiosos aceitam hoje em dia que Nessie pode tratar-se de uma espécie de moréia gigante que desenvolveu-se no ambiente único do lago. Essa descrição poderia dar mais credibilidade ao vídeo de Gordon, por exemplo, mas ainda assim não existem provas. Trata-se de uma teoria, apenas.

Vencedores

É consenso, porém, que existindo ou não o monstro quem ganha nessa situação toda é o turismo da região do lago, que atrai muita gente para tentar tirar uma foto ou fazer um vídeo do monstrinho.

A mesma equipe que esquadrinhou o lago atrás de Nessie também realizou um outro experimento interessante. Partindo do princípio que são relatados muitos avistamentos do monstrinho por ano na região, pode-se supor que alguma coisa ali tem. Então os cientistas fizeram o seguinte: mergulharam um pedaço de cerca no lago, e fizeram-no emergir na hora que um ônibus cheio de turistas estava passando. Depois, pediram para que as “testemunhas” da aparição desenhassem o que haviam visto nas águas nebulentas do lago, e algumas delas desenharam coisas com pescoço grande…

Assim, as minhas impressões de quando criança continuam as mesmas: era uma lenda, e, passados 20 anos, continua sendo uma lenda. A única diferença é que temos mais elementos para acrescentar à ela.

Referências

BBC Brasil – Monstro do lago Ness não existe, dizem pesquisadores
Mysterious Universe – A… moréia do lago Ness? (em inglês)
ABC Australia – Grandes momentos da ciência (em inglês, sobre a farsa da foto)
Wikipedia – O monstro do Lago Ness

60 respostas para Monstro do lago Ness

  1. Xisto disse:

    se não é estranho, é engraçado…

  2. Daniel Trezub disse:

    É estranho E engraçado ao mesmo tempo… Mas é bem feitinho, até :)

  3. vinicius disse:

    É SUPREENDENTE,ESPERO QUE ELES NÃO TENHAM USADO PAPEL PARA FAZER O MONSTRO;HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  4. Raquel disse:

    se fosse eu,nem filmaria sairia correndo ,quem sabe ele não me comeria?

  5. Raquel disse:

    para mim é coisa de criança,eu ja vi um filme estranho sobre fadas basedos em fatos reias que me deixou realmente de queixo caido de tanta idiotice

  6. Cristin Hetwel disse:

    eu realmente acredito no monstro do lago ness,porém como ele é de verdade e como foi que ele surgiu no lago sem que nimguém notasse isso é incrivel ducan mcdonald afirmou ter visto o monstro na europa no ano de 1880 ás 19:30 ele disse ter visto algo se mexendo mas a foto foi tirada a muito tempo mesmo.

  7. Luciane Gonzaga disse:

    Tinha muita curiosidade de saber como o “monstro” surgiu, achei que fosse algo mais interessante, mais concreto os fatos são muito vago, a conclusão que cheguei é que algumas pessoas viram algo no lago (que pode ser um objeto grande jogado por algum vândalo) e fantasiou.

  8. joao augusto disse:

    num livro diz sero mingano ha 60 anos atras que o dinossauro marinho elasmosaurus foi visto nadando pelo lago loch ness ha e o nome dele e NESSIE

    • joel disse:

      pode ser até verdade, mais como eli estaria vivo até hoje? mesmo escapano dos meteoros ou o Lucife é os anjos deli, ele morreria de velhise então não a provas comcretas qui eli existe, mais eu acredito qui existe =].

  9. Pri disse:

    Sero mingano = “se não me engano”? =D

  10. Neto disse:

    Olha pra a , nessie não existe procurem no google monstro do lago ness capturado ? e vcs ão ver a prova só pele e osso .

  11. gabriel disse:

    olha eu acho que isso é mentira, como podemos acreditar nisso, e as provas!
    acho que é mentira! mas isso pode mudar! se tiver provas é claro!

  12. AMANDA disse:

    eu acho isso muito facinante eu queria poder conhecelo igual no filme meu monstro de estimaçao que o garoto acha um ovo do montro do lago ness e essa historia foi baseada nesse monstro e assim correm boatos por ai que ele nao existe e isto e mentira.esses boatos me deixa muito triste porque eu acho que ele existe po eu queria ter a chance de conhecelo eu ia ficar muito feliz eu ia pedir para ele uma coisa muito inportante para que ele nunca se esquesesede mim por que eu ia amar ele para senpre

  13. liri disse:

    eu acho que não acho que e mentira nem verdade estou em duvida mais pode ser

  14. jujuba disse:

    eu estou estudando isso na minha escola e eu acho que ele não esiste

    bjkas da jujuba(giulia)
    xxxxxxxxxxxaaaaaaaaauuuuuuuuuu povo
    bejuuuuuuuuuuuus

  15. Gente queria saber se ele existe é isso pode mandar no meu e-mail se souberem ta meu e-mail é andy.point.6002@hotmail.com a esqueci de me apresentar meu nome é andy pietre oliveira sou mtu ligada em animais ta tenho 16 anos tdos acham meu nome diferente mas fazer oquê né…♥ bom foi o prazer te conheçer bjão pra todos

    OBS:AS PALAVRAS QUE NÃO ENTENDERAM ESTÃO ABREVIADAS UM BJÃO PRA TDS….♥♥♥♫♫♫♪♪♪

  16. eduarda disse:

    Eu não CONSIGO ACREDITAR QUE POSSA EXISTIR UMA CRIATURA TÃO GRANDE ASSIM!!!

  17. É VERDADE QUE ELE(A) ERA APARTIR DA PRÉ-HISTÓRIA ?

  18. celso disse:

    eu não ecredito por completo,mas eu sei que ele vive desde de 1.000anos atras

  19. Jairo luiz junior disse:

    Eu acho que quem procura acha si eu tivese dinheiro eu ia pra la procurar ele,tipow eu iria faser uma pesquisa sei la eu acredito nessa historia,porq se existisem dinosauros e tudo mais a e aquele com cabeça grnade pq esse n poderia ser um ansestral….
    dizen que o maior e mais velho primogenio dos dinosauros e o crocodilo mas e se o montro tivese escapado daquela exploção que destruio a terra e se for verdade…

    me comunquem se achar alguma coisa interesante qualeur fato add eu …

    fuiiiii

  20. janaina disse:

    eu acredido no monstro do lago nesse,espero um dia poder ir até la!
    e tira um pela foto dela espero que ela exista seria um fato fantastico para o mundo
    mas pro outro lado se ela existir espero que numca seja posta atras de aquarios jigantes,porque uma maravilha dessa deve ser preservada por pelomesnos por mais uns 1000 anos!
    e espeor um dia ter a prova real de que ela existe se algun dia tiverem essa prova por favor me comuniquem

    obrigado bjsss para todos xau xau

  21. kellvyn disse:

    tenho um monstro ou melho cavalo d, agua presiso de ajuda

  22. beatriz faleiro santos disse:

    olha o monstro do lago ness e real ele teuvez nao exista nessa epoca mais eu tenho quase toda serteza que ele existil na epoca dos dinoussauros e eu tambm fi meu monstro de estimaçao e essa menina chamada amanda ela e enteligente porque eu tambem queria conheser omostro do lago ness poriso quando eu tiver 30 anos tauvez eu irei pra escisia de tamto que eu quero ver ele quem nao acretida e melhor acretidar poque ele e real e o monstro do lago ness e um dinoussauro das aguas dauvez o ovo no dia que os dinoussauros moreram esse monstro soprevivel e a te hoje ele esta vivo

  23. beatriz faeiro satos disse:

    bom aqqui esta eu te novo querendo falar sobre o ness olha gente ele e real eu tenho provas pesquisem que voces vao ver tem videos fotos pesquise no google que voces vao achar

  24. beatriz faeiro satos disse:

    essa menina janaina tem rasao ele esiste thac

  25. Andre Bastos disse:

    Nosso planeta possui inúmeros mistérios indecifráveis.
    Não provaram a existência do NESSIE, mas também não fizeram o contrário.

  26. Eu acredito sim!….
    Eu ,claro, sempre quis ver um desses na minha frente!

  27. diogo monnerat disse:

    bom eu axo que ele pode ate existir sim
    seria ate legal se o capturassem ele poderiam fazer estudos e se ele e tao velho quanto dizem os boatos isso explicaria muitas coisas sobre os dinosauros !!
    mas e uma coisa meio improvavel de acontercer por que se nao esse tao monstro do lago ness seria imortao esse monstro pode ate ter existido mas provavelmente ja estaria morto a muitos seculos da qui a alguns seculos saberemos a verdade !! sobre este “mito´´ isso e so minha opiniao.

  28. luciane disse:

    eu acredito. ouvi falar que as autoridades locais não tem muito interesse em desvendar o mistério por causa do turismo. é pouco provavel mas acredito. afinal, há poucos anos atrás pescaram o celacanto não é mesmo ?

  29. Felipe disse:

    alguem deve ter eito ele de papel

  30. italod2 disse:

    si existe nao sei mas se e besta EEEEEEEEEEE

  31. maria luiza disse:

    QUE LOUCO E DE VEDADE?

  32. godoi disse:

    existe tanto mistério entre o seu a terra que só deus tem o conhecimento o resto não passa de armação

  33. wonk200 disse:

    como outros não acreditão o lago ness ta fechado não pode entrar ninguem lá

  34. grenn disse:

    essa coisa é muito louca quem acreditAA NESSA LENDA É MAIS LOUCO AINDA

  35. david disse:

    eu nao aque deto mostro do lago ness eso nao e zeste

  36. josimar disse:

    dinosaura aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  37. eduardo disse:

    aaaaaaaaaaaaaa!será se ele vai vir para nos devorá na janta?se for não é ufa e se for sim é:aaaaaaaaa salvem suas vidas![:)]

  38. Andréa disse:

    Essa criatura vive na minha imaginação desde quando eu era criança… Adorava ver matérias no ” Fantástico “… Eu acredito. Ainda existem criaturas nas fossas abissaisque ninguém conhece… Porque não?

  39. brayan de oliveira disse:

    isso e uma idiotice

  40. jessica disse:

    O MONSTRO DO LAGO NESS NÃO É UM MONSTRO É APENAS UM CAVALO DO LAGO EU TENHO O FILME “MEU MONSTRO DE ESTIMAÇÃO” E LA EXPLICA DIREITINHO

  41. otavio sequim disse:

    pare mesmo que existe essa história

  42. Wolf disse:

    legenda do vídeo:
    UHUUUUUUUUUU,Ó EU AKI GALERA!

  43. biazinha disse:

    eu acredito nesse mostro mas esse video nao me enpresionou nao …

  44. biazinha disse:

    ha meu vou parar de paranoia e vou fazer de conta que isso nao existe bjs e thall!!!

  45. samira disse:

    eu não acredito nessa historia o video pode ate ter sido verdade mais eu continuo achando essa historia falça com sertesa não é verdadeira.

  46. Gabriel disse:

    isso e uma tremenda de uma farsa e é uma boa montagem…

  47. Amy Rose disse:

    Eu acredito no monstro do lago ness mas isso aí nem é o lago ness , sem contar que a cauda dele não é de uma baleia
    isso com certeza é monstagem com uma baleia orca ;/
    (mas eu ainda acredito no monstro ’3′)

  48. hemily disse:

    eu acredito mais não queria ver esse monstro vai que ele me come

  49. hemily disse:

    por que não sei se ele é mau igual no filme monstro do lago ness

  50. Édio Cunha disse:

    “INVENÇÃO de Tradição” – comparo, guardando as devidas proporções, com a história relatada da Comunidade do Campeche, Florinópolis, Santa Catarina, quando da afirmação de que seu DECA, morador nativo foi o único a dialogar com o aviador, escritor autor de “O Pequeno Príncipe” – Antóine Saint-Exuperry. (matéria completa na revista História Catarina). Concluo:
    “IMAGINAÇÃO, FANTASIA
    VIAJAM NESTE SONHO FASCINANTE
    QUE O PODER DA NOSSA GENTE CRIA
    IMAGINAÇÃO, FANTASIA
    VIAJAM NESTE SONHO FASCINANTE
    QUE O PODER DA NOSSA GENTE GUIA”
    (samba enredo – Unidos da Coloninha – 1995

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

