Firefox para iniciantes

Eu fico espantado, às vezes, com o grande número de pessoas que usam diariamente o computador e não conhecem o Firefox. Ok, nenhum crime nisso. Então resolvi escrever um pequeno guia para ajudar essas pessoas a descobrirem o maravilhoso mundo da Raposa de Fogo.

O que é?

O Firefox é um navegador de internet (internet browser), bem como o Internet Explorer. Ou seja: com ele você vê páginas da internet. Simples assim? Não! O Firefox alega ser mais leve, mais estável, mais seguro e mais bonito que o IE. Se ele é mesmo tudo isso eu não sei. Na minha opinião é, e é muito mais, também.

Começando

Pra começar, baixe o Firefox do site www.firefox.com. Lá você pode baixá-lo gratuitamente, em português mesmo.

Depois disso, instale-o e você está pronto para livrar-se do IE para todo o sempre.

Coisas boas!

Vamos ao que interessa: o que o Firefox tem que o IE não tem? A lista é grande, mas vou listar aqui apenas o mais interessante e o mais comum:

  • Plug-ins. São pequenos programinhas, encontrados na própria página do Firefox, que adicionam funcionalidades para seu navegador. Exemplo? Um plugin chamado VideoDownloader que permite baixar vídeos e animações em flash de sites como YouTube e GoogleVideo. Chato, não? ;)

Aqui está uma lista dos plug-ins que eu uso e recomendo:
VideoDownloader: já citado acima.

Sage: Um leitor/agregador de RSS. Não sabe o que é um RSS? Pois então saiba, lendo esse artigo. Resumindo: RSS é uma maneira de você saber se algum site possui novidades, desde que o site possua suporte a RSS. Sabe os sites de notícia, que mostram as manchetes e um pequeno pedaço da notícia? É assim que o RSS parece no seu navegador. A vantagem é que você pode verificar vários sites ao mesmo tempo, sem precisar efetivamente visitá-los. Veja essa tela para entender melhor. Tela do FirefoxDo lado esquerdo você pode ver o Sage em ação: uma lista de sites, e os que estão em negrito são os que possuem conteúdo novo. Na área principal da janela pode-se ver como o Firefox mostra os resumos do site. Se alguma coisa te interessar, é só clicar no nome do site e ir para lá ver. Simples, rápido e funcional.

TabMix Plus: Veja mais abaixo, na Navegação com Abas.

  • Navegação com abas. Ao invés de abrir uma janela para cada link, entupindo sua barra de tarefas do windows, cada página é aberta em uma aba da mesma janela. É meio estranho no começo, mas você acaba acostumando. Uma grande ajuda para isso é o plug-in Tab Mix Plus, que permite que você configure essa funcionalidade de uma maneira mais completa que as configurações normais. Você pode, por exemplo, posicionar as abas na parte de baixo da janela, fazer com que o Firefox abra todas as abas que estavam abertas quando você fechou o programa, fazer que um link abra numa nova aba ou nova janela com um clique do mouse, etc.
  • Temas. Você pode mudar a cara do seu navegador, escolhendo entre centenas de temas diferentes. Alguns são bonitos, outros são feios, alguns são funcionais, outros você não aguenta olhar por mais de 5 minutos. Eu uso o Brushed, que você pode ver na tela logo acima. É um tema clean, imitando aço escovado.

Eu acho que é isso. Espero que ajude a pelo menos dar uma luz sobre o Firefox. Conforme eu for lembrando de mais algumas coisinhas, eu atualizo o post. Vai lá, baixa o Firefox, instala o Sage e deixa o RSS te avisar das atualizações :)

Anúncios

5 Responses to Firefox para iniciantes

  1. […] Um pequeno resumo de como funciona o RSS pode ser lido aqui nesse post sobre o Firefox: Firefox para iniciantes. […]

  2. Marcello Polinari disse:

    Oi. O firefox é legal mas tem um gestor de downloader o downloaderhelper oou helperdowloader que faz parte do pacote firefox mas trava a maquina e não sei como desinstalar esta COISA.
    Podem dar uma mão.?

  3. Daniel Trezub disse:

    Marcello:

    O DownloadHelper não faz parte do pacote original do Firefox.
    Você pode ter baixado o Firefox de algum outro lugar que não do site oficial.
    Eu uso o DownloadHelper e nunca tive problema dele travar nada. Como você sabe que é ele que trava?
    De qualquer maneira, para desinstalar qualquer uma das extensões, é só ir no menu Ferramentas e clicar em Complementos.
    Ache na lista a extensão que você quer desinstalar, clique nela e depois em Desinstalar.
    Daí é só reiniciar o Firefox.

  4. Leunam Max disse:

    Ola Daniel… estava aqui a ler as suas dicas, principalmente esta do modo como desinstalar o DownloadHelper, que quanto a mim peca por falta de informação, ou melhor, não está bem esclarecida…:-)
    Tem de dizer que para desinstalar uma extensão vai a FERRAMENTAS/OPÇÕES/GERIR EXTRAS e só depois é que se encontra a extensão que se quer remover, certo?!!!

    Um abraço e continue com a preciosa ajuda aos fãs do Firefox..;-)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: