Lemmings Reloaded

LemmingsSe você alguma vez na vida jogou videogame seriamente, deve lembrar de Lemmings. Se você não lembra, vou tentar refrescar sua memória.

Lemmings é um jogo de estretégia, do tipo quebra-cabeças, onde seu objetivo é levar um bando de bichinhos (os Lemmings, ou Lemingues, em português) de um lugar ao outro. Para evitar que morram nos vários perigos das fases, você dispõe de várias, digamos, “profissões” que podem ser atribuídas aos bichinhos. Pode-se, então, mandar que um deles cave um pequeno túnel para que todos possam passar por uma parede, pode-se mandar que um deles bloqueie o caminho dos demais, ou que outro escale uma parede para depois de jogar com o pára-quedas do outro lado. É um jogo extremamente viciante, que fez sucesso em praticamente todos os videogames. De acordo com a Wikipedia, Lemmings é o jogo que mais teve versões para diferentes plataformas até hoje, todas desenvolvidas pela mesma empresa.

Com a onda de jogos em flash e portais do tipo Miniclip, as adaptações de jogos clássicos tornou-se bastante comum. Algumas dessas adaptações não passam de sombras dos originais (como o Minima Lemmings), enquanto outras conseguem aproveitar a idéia e levá-la além. Um caso desses é o Scribble.

A idéia de Scribble é a mesma do Lemmings original: levar seus bichinhos de um lugar ao outro. Só que ao invés de dar tarefas aos bichinhos, você tem que desenhar seu caminho pela fase utilizando o mouse. Desenhe rampas para que os Blots (esse é o nome das criaturinhas) subam, desenhe uma linha vertical para bloquear seu caminho. Em alguns lugares há fogo, e o fogo queima as linhas que você desenhar. Ao mesmo tempo, você pode usá-las como pavio para bombas que o ajudam a transpor os obstáculos.

Ao invés de apenas usar ferramentas prontas, o jogo faz com que o jogador crie suas próprias soluções. Ao desenhar na tela, uma barra indica quanto de tinta você ainda tem disponível, e após algum tempo as linhas vão apagando-se. Alguns dos inimigos podem ser mortos cortando-os com uma linha vertical, outros podem ser presos entre seus rabiscos.

Vale a pena dar uma olhada com carinho nesse jogo, nem que seja para ver que sim, ainda existem maneiras de mudar as mecânicas de jogo mesmo em jogos bobinhos feitos em flash para portais, sem necessariamente depender de hardware caro como um Wiimote.

Anúncios

One Response to Lemmings Reloaded

  1. Juli disse:

    eu adorei a adaptação. dá pra quebrar a cabeça e se divertir por horas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: