Comprar mídia ou música?

Sou contra comprar CDs piratas porque, como a indústria fonográfica “oficial”, essa é uma indústria que movimenta muita grana. E não sei pra onde vai essa grana. Já vi muita notícia falando sobre máfia, crime organizado e coisas do tipo. Na dúvida, prefiro não arriscar. E aquela balela de que CD pirata estraga o aparelho e tal? Não acredito nisso (tanto é que às vezes eu mesmo gravo meus CDs a partir de MP3s baixados da internet).

Veja, por exemplo, o caso do último disco do Paul MacCartney. Show de bola! Mas os discos anteriores dele eram bem sem graça. Baixei o disco novo, e estou ouvindo já há umas duas semanas no meu MP3 player. É fantástico. Com certeza é o próximo CD que comprarei.

Agora veja outro exemplo: meu CD Televisão de Cachorro, do Pato Fu. O CD (a mídia física) é velhinha e coisa e tal. Comprado na loja, “oficial”, não-pirata. O CD está cheio de falhas na camada reflexiva. Não toca mais. Paguei lá na época o equivalente hoje aos 40 reais que custa um CD, e depois de algum tempo não tenho mais o direito de ouvi-lo. “Ah, mas você não cuidou da mídia“, podem defender alguns executivos do ramo. Mentira. Mesmo bem cuidadinhos sabemos que um CD não foi feito para durar eternamente, e uma hora você não vai mais conseguir ouvir as músicas pelas quais você pagou.

Daí aparece a pergunta: você pagou 40 pilas pelas músicas ou pela mídia? Se foi pela mídia, então a gravadora deveria lhe dar outra em reposição àquela que não resistiu ao tempo. Se foi pelas músicas, então você deveria poder ouví-las para sempre, a não ser que no seu contrato de compra e venda venha especificado que o mesmo tem data de validade. O que não tem.

Anúncios

One Response to Comprar mídia ou música?

  1. Volt disse:

    As luzinhas piscandos não dizem nada? :(
    Sou totalmente contra comprar ou gravar cd pirata de música, tanto que minhas bandas favoritas estão guardadinhas com CD e encarte, tem coisa melhor?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: