Uma maneira de negociar.

Essa eu aprendi com o grande ilustrador Montalvo, não lembro onde, e pratiquei esses ensinamentos em algumas negociações com clientes, na época em que eu trabalhava como autônomo. É uma coisa simples, como todas as grandes idéias, mas que vale a pena conhecer.

Em uma negociação genérica cliente-fornecedor podem ser aplicados três fatores: o preço, a qualidade e o prazo. Eu apelidei esse trio de PQP.

Como fornecedor, deixe claro para seu cliente que ele pode determinar dois desses três fatores. O terceiro fica por sua conta. Se ele quiser determinar quanto vai pagar (preço) e para quando quer o serviço (prazo), então você determina a qualidade do mesmo. Se ele quiser determinar a qualidade e o preço, então você determina o prazo de entrega. E assim por diante.

Simples. E acreditem: os clientes em geral tendem a aceitar esse modelo. É justo para o cliente e para o fornecedor.

Como cliente eu acho que pode ser uma boa base de negociação, também, naqueles casos em que o fornecedor mostra-se irredutível em algum desses três pontos. Nunca tentei, mas não acho que alguém recusaria.

Deixe um comentário

