O caso do MASP

Foram roubadas duas obras importantes do acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo). Uma delas é um Picasso e outra um Portinari. Uma delas avaliada em 50 milhões e outra em 5 milhões.

Coisas que a gente só vê no brasil varonil: os alarmes do museu estavam desligados, porque viviam disparando. É mais fácil desligar o alarme que mandar arrumar, claro. Aliás, é o que todo mundo faz quando o alarme do carro estraga.

Hoje li uma outra notícia sobre o caso: O museu está pedindo autorização para cercar o vão livre que existe embaixo do museu.

Primeiro, o engraçado da própria frase: o vão livre do MASP vai deixar de ser livre.

Segundo, a afirmação do tesoureiro do museu, Luiz Pereira Barreto:

“Nós sempre pedimos ao patrimônio histórico para fechar o vão livre. Todos os parques da cidade hoje têm grades. Aqui, todo dia tem gente dormindo aí embaixo, drogados. Mas o patrimônio histórico nunca permite que instalemos grades”.

Em filmes que falam de roubos em museus sempre vemos os ladrões armarem altos esquemas para burlar a segurança, os caras são especialistas em um monte de coisas, tem um hacker pra dar conta da segurança do museu, tem um outro que é mestre em disfarces, tem outro que sabe tudo sobre travas e trancas. No brasil varonil basta ser drogado para entrar num museu e levar um Picasso debaixo do braço (no bom sentido).

“Todos os parques da cidade hoje têm grades”. Alguém explica pra esse cara que nos parques não ficam guardados acervos de milhões de dólares, e que por isso uma grade não vai fazer a menor diferença? Alguém explica que qualquer museu que se preze e que tenha um acervo decente (que é o caso do MASP) deveria ter um sistema de segurança decente, como prioridade? Não é uma grade que vai impedir um ladrão de obras de arte. “Droga, esse museu tem grade, o sistema de segurança deles deve ser bom”. Duh!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: