Mais sobre locadoras de games

Não adianta, gente. Não consigo me convencer que alguém consiga ganhar dinheiro locando games no Brasil. Por isso vou fazer um exercício de matemática e administração aqui. Note que é tudo fruto da minha cabeça.

O modelo de negócios é o seguinte: Seus clientes escolhem o(s) jogo(s) que querem jogar e ficam com ele quanto tempo quiserem. Quando cansarem, trocam por outro.

Problema número 1: a quantidade de cópias do mesmo jogo que você teria que ter é maior que em uma locadora normal. Ou seus clientes logo ficariam frustados em esperar um mês e meio até aquela cópia de Okami voltar.

Porém, mesmo tendo poucas cópias, os clientes que já assinaram o serviço esperando jogar Okami vão pegar outros jogos, pra não jogar o dinheiro fora. Pode ser que aí é esteja o pulo do gato. A locadora te enrola enquanto teu jogo não volta…

Vamos imaginar que existam hoje (chutando bem por baixo) 30 títulos de cada console da nova geração (PS3, Xbox360 e Wii) que mereçam estar na locadora (ou que o público esteja a fim de jogar). Só aí já são 90 títulos.

Vamos supor que cada título custe, para a locadora, R$150,00. O que eu acho que não é, pois até onde eu sei todos os jogos vêm com um aviso do tipo “proibida a locação”. Ou seja: a locadora provavelmente não conseguiria comprar com preço de atacado. Mas consideremos 150 pilas por título.

Já teríamos um investimento de R$13.500,00.

Porém, como falei ali em cima, se ela tiver apenas um de cada estaria decretando sua falência já no lançamento. Vamos supor, então, que ela disponibilizaria 3 cópias de cada jogo. Teríamos um acervo de 270 unidades.

O investimento passaria, então, para R$40.500,00, apenas com os jogos.

Somemos a montagem da loja (R$10.000,00 se for uma loja bem meia boca). Mais um console de cada marca para testes e afins: R$2.000,00 para o PS3, R$1.800,00 para o XBox360 e R$1.500,00 para o Wii. Sim, afinal de contas é tudo legalizado e bonito. Temos R$55.800,00 em investimento inicial. E olha que a loja nem abriu ainda!

Sabemos que se os caras forem sérios e tal não esperam ter esse esse investimento retornado no primeiro mês. Dois anos eu acho que está de bom tamanho para a ganância do empresariado brasileiro. Assim temos R$2.325,00 por mês de custos para retornar o investimento.

Salários de 4 funcionários (R$6.400,00/mês, considerando que eles ganham seus R$800,00 por mês, mais os custos dos impostos e encargos). Um contrato com uma empresa de transporte (R$2.000,00/mês) e, claro, a aquisição de novos títulos (vamos chutar uma média de 7 lançamentos por mês para cada plataforma: R$9.450,00/mês).

Temos, então, R$20.175,00 de custos fixos mensais.

Se considerarmos uma taxa de assinatura média de R$70,00, precisaríamos de 289 assinantes pagando em dias suas obrigações para podermos manter a locadora funcionando, sem lucro, ainda.

Porém, se tivermos 289 assinantes, a nossa conta inicial de 3 cópias por título vai pro espaço. Imagine que os 96 donos de Wii (supondo que a base de assinantes está igualmente dividida entre as três plataformas) resolvem querer jogar Mario Galaxy. Falência na certa, porque 93 assinantes vão esperar mais de um mês para poder colocar a mão no italiano bigodudo. Os assinantes até podem esperar um pouco e tal, mas eu não ficaria feliz se tivesse que esperar demais por um jogo.

Vamos aumentar, então, o número de cópias por jogo. Cinco cópias na média (lançamentos podem ter mais, outros jogos mais velhos podem ter menos). Nossos números mudam para 394 assinantes no mínimo. Seis cópias requerem 447 assinantes. Sete, 500 assinantes.

Eu, sinceramente, não investiria em um negócio desses, pois se for para ter um atendimento decente (várias cópias, tempo de espera reduzido, etc) não valeria a pena, no meu ponto de vista. Mas pode ser que eu não esteja conseguindo ver algum pote de ouro no fim do arco-íris. Quem sabe?

Eu não considerei a venda das cópias de jogos mais antigos. Isso com certeza daria uma receita considerável para a empresa. Mas como estamos falando apenas de locação, acho que deu pra entender o que quis dizer, não é?

12 respostas para Mais sobre locadoras de games

  1. Mathzk disse:

    Ótimo raciocínio…
    Descrobli seu blog através do Continue e por este post já sei que se trata de uma pessoa sensata. :-)

    Mas falando sério…Acho que sua linha de pensamento tem realmente tudo a ver…e sem um grande ‘investidor’ ou patrocinador o negócio fica realmente inviável.

  2. P J disse:

    Vc é muito fraco , tem pensamentos muito negativo , não vai a lugar algum dese jeito . Na vida nascemos com o não e vivemos em busca do sim , todo e qualquer negocio tem seu lado bom e ruim . Analisar sim mais fazer alardes com pouca coisa é tipico de despreparo e medo de investir .

  3. Olá amigo, cheguei a seu site por intermedio do google, pois eu procuro investir em uma locadora de games porem diferente do ramos que você citou. Bom há inicio seu raciocinio esta dentro de uma logica administrativa e contabil onde encaixa perfeitamente com o que poderia ser o real, mais lembre-se uma locadora não vive só disso, pode-se investir tambem em serviços como: xerox, vendas de guloseimas (Salgados, chips, refris e etc.) serviços de internet, entre outros que não tem a necessidade de um investimento altissimo e ajudam no fim do mês nas contas do empreendimento. Por um lado o PJ tem razão nascemos do não em busca do sim… mais uma coisa vc tambem tem razão para chegarmos ao sim temos que ter o pé no chão. Conclusão: qualquer investidor ou empreendedor que for iniciar seu proprio negocio, estude, analise e se tiver coração, garra, vontade e o principal R$ (grana) vá e frente e seja mais um vencedor nessa nova jornada.

  4. souza disse:

    Ola,amigos,estou querendo sair dessa vida de funcionario e partir para o ramo de envestimento.O que foi postado em relaçao a locaçao de games e um fato logico que a medida do tempo se torna uma realidade.Pretendo abrir uma um espaço de fast-food uma lan de games,ps2,xbox.Sou novo no ramo,mais meu conhecimento que e pouco me faz calcular apenas uma ideia.No inicio nao e facil pra ninquem mais ao longo dos dias,vamos amadurecendo no ramo,tenho por vista que se nao colocar a cara pra bater vc nunca sabera o gosto da derrota e nao apreciara o leito da vitoria.Lutas vem para nos deixar mais fortes,para que a vitoria seja glorificada,nossa toda essa filosofia para que?Vontade,fe,otimismo faz tudo girar.Nao preciso do muito,so preciso ter a cabeça no alto e o pisante no chao que vou longe,abraços para vcs amigos envestidores…

  5. adsweb disse:

    Infelizmente também concordo com o seu post. Estou fazendo uma longa pesquisa a 4 meses para investir em um negócio como esse, mas ainda não encontrei a formula mágica para tornar esses sistema de locação viável. Vi que uma das pioneiras nesses sistema, a Easyplay, já encerrou as atividas, assim como outras de menor porte. Qual seria o melhor sistema? qual a condição viável para tornar esse negócio promissor?
    Não sabemos ainda quando os piratas de PS3 vão chegar, ainda há esperanças de gerar oportunidades nessa atividade.
    Por sinal, você sabe qual a empresa que desenvolve os sites dessas locadoras? percebi que elas utilizam o mesmo conceito de sistema para gerenciamento, ainda falta esclarecer esse item para dar andamento na minha pesquisa.

  6. Arnaldo disse:

    ola amigo desculpe mais vc e muito pessimista eu tenho uma locadora de games aki em minas quando começei tinha 3 cds do playstation 1 e uma tv hoje graças a Deus tenho um acervo de mais 1500 midias tenho 5 televisores de plasma tenho x box play 2 plau 3 e ainda uma lan house eu acho se vc pensar firme crer em Deus vc tera sussesso sim basta vc querer amigo um abração.

  7. meu amigo achei interesante o seu jeito de pensar sim mais os precos que vc citou e diferente porque que compra de fora e bem mais barato que ai no brasil
    aqui no japao cada console do ps3 sai na baixa de 400 reais e do xbox 360 sai na base de 350 reais e os jogos na base de 25 reais entao calcule agora

  8. joni disse:

    Ola pessoal !!Tenho locadora de games faz uns 9 anos, começei com super nintendo e fui evoluindo, hoje tenho 4 tv 29 e um lcd de 42, da certo, tem q ir evoluindo e pegar a manha…

  9. joni disse:

    gostaria de trocar uma idéia com o arnaldo, sobre games e tal, me add no msn, joniep1@hotmail.com, é isso aí pessoal…

  10. leonardo augusto garcia disse:

    este artigo é um tiro na cabeça de qualquer futuro investidor,ele só coloca as possibilidades impossíveis em questão.o amigo do artigo
    acorda meu filho a gente tá no brasil terra da criatividade da inovação e do bom censo,esse seu rascunho deve servir só pra mega empresas e não pra gente como nós.
    de duas uma ou você é muito da lua ou essa foi uma ótima piada de mal gosto.abraços…

  11. leonardo augusto garcia disse:

    NO BRASIL EM SI PLANTANDO TUDO DÁ CONCERTEZA,INVISTA SE ESSA FOR A SUA VONTADE E SE NÃO DER CERTO PELO MENOS VOCÊ TENTOU E NÃO VAI MORRER DE CULPA OU RAIVA…

Deixe uma resposta

