Tutorial: bittorrent (ou só torrent)

Alguns amigos me pediram para que eu indicasse um tutorial bom sobre torrent. Não achei nenhum em português. Todos os tutoriais que encontrei eram muito técnicos, então resolvi que deveria escrever um para os novatos.

Este tutorial é destinado a todos aqueles que desejam saber COMO utilizar torrent para baixar filmes, músicas, jogos e tudo o mais que esse pessoal tão gente fina disponibiliza na internet.

Apesar de ser longo, espero que não tenha ficado técnico demais, e que as informações sejam de utilidade para todos.

Primeiro, vamos tentar entender “rapidamente” como funciona esse esquema todo.

A teoria:

O bittorrent é um protocolo de rede. Ele não é um programa, não é um site. É uma maneira de distribuir arquivos pela internet. Pense da seguinte maneira: assim como você pode baixar um arquivo que você encontrou em um site, você pode baixar um arquivo que chegou por email, ou você pode receber um arquivo via MSN. Essas são maneiras de se baixar um arquivo. O bittorrent é mais uma dessas maneiras.

Porém, o bittorrent possui vantagens, graças ao modo que ele foi concebido. Ele utiliza-se do conceito de P2P, ou Peer to Peer (ponto a ponto). Isso significa que não existe um servidor onde os arquivos ficam armazenados (como ocorre em uma página da web, por exemplo). Cada arquivo compartilhado existe em vários locais (pontos). Um desses pontos é o seu computador. O outro pode ser o computador do seu vizinho, ou um computador na Índia. Assim, quanto mais gente tiver esse arquivo, mais fácil vai ser para baixá-lo.

Comparemos o torrent com um arquivo baixado via RapidShare, por exemplo. No RapidShare existe um servidor que armazena o arquivo. Para baixá-lo, você conecta-se no servidor e ele lhe envia o arquivo. Quanto mais gente quiser o arquivo na mesma hora, mais o servidor vai sobrecarregar, e mais o download vai demorar.

Com o torrent isso não existe. O arquivo existe em vários computadores (algumas vezes milhares deles). Quando você precisa de um arquivo, ele varre esses computadores e cada um manda um pedacinho. Assim, ninguém fica sobrecarregado. Com o torrent, quanto mais gente quiser o arquivo, melhor. E assim que seu computador recebe um pedacinho do arquivo, ele disponibiliza esse pedacinho para outros computadores, aumentando o número de fontes existentes.

Imagine que você vai fazer um churrasco para seus colegas de turma, mas eles não sabem onde fica sua chácara. Você desenha um mapa e avisa que quem quiser cópias é só pedir. Se todas as pessoas da sua turma pedirem uma cópia do mapa ao mesmo tempo, você vai ficar louco tirando centenas de xerox. Porém, se você der uma cópia para uma pessoa, e ela fizer uma cópia para outra, e assim por diante, ninguém vai precisar fazer plantão na máquina de xerox. Captou a diferença?

Na prática:

Na prática, você precisa de um programa para fazer o download dos arquivos disponibilizados na rede. Eu recomendo o uTorrent (leia-se microTorrent).

Vá ao Google e procure o programa. Fuja de sites como downloads.com, superdownloads, megadownloads, e essas outras porcarias. Aprenda a identificar o site oficial dos programas que você procura. É fácil, e exige só um inglês muito do mequetrefe.

Anote o vocabulário básico: “home of…”, “official site”, etc. Procure resultados no Google que sejam em sites com o nome do programa, ou com o nome da empresa, tipo “utorrent.com”, “utorrent.org” e assim por diante.

Um site confiável é o sourceforge. Pode SEMPRE baixar o que for de lá que você não corre o risco de pegar vírus e afins. É um site que hospeda projetos de software livre.

Se você não achou o programa, baixe-o daqui. Mas saiba que você provavelmente não vai passar de ano.

Instale o uTorrent, aceitando todas as opções padrão. Depois de instalado você está (teoricamente) pronto para entrar no maravilhoso mundo dos downloads rápidos sem fila de espera (na maioria das vezes).

Encontrando os arquivos

Quando você abre o uTorrent (ou qualquer outro programa gerenciador de bittorrent), vai notar que não existe uma maneira de procurar pelos arquivos que você quer. Voltemos à situação do churrasco: você provavelmente não vai entrar no primeiro xerox que aparecer e perguntar sobre o mapa para a chácara do Zequinha. Você precisa saber ONDE encontrar o mapa, ou com quem ele está, certo? Pode estar em um mural, por exemplo! Mas em qual mural? Imagine que alguém lhe passa um bilhetinho escrito “o mapa está no mural ao lado do departamento de turismo”.

Com os torrents acontece a mesma coisa. Você precisa saber ONDE encontrar o filme que você quer, por exemplo. Para isso existem sites que listam os arquivos que os usuários publicam. Nesses sites você encontra mecanismos de busca, comentários, etc. Note que, como já expliquei antes, os arquivos não estão no site. No site encontram-se apenas os bilhetinhos, explicando onde estão os arquivos.

O que você tem que fazer, então, é pegar esse bilhetinho. A partir daí o uTorrent encarrega-se de encontrar e baixar seu arquivo. Esse bilhetinho é um arquivo com extensão .torrent. Nele estão todas as informações que o uTorrent precisa para encontrar seus arquivos.

Um bom lugar para começar a procurar os torrents é o Google. Experimente digitar “spiderman torrent” no Google. Mais de 650 mil resultados. Pode começar por aí.

“Mas como saber se o torrent que eu vou clicar é bom para baixar? Não tem que ter um monte de gente disponibilizando para o download ser rápido?” Sim, pequeno gafanhoto. Para isso você vai procurar em sites especializados. Comece com o pizzatorrent.com. Pode até colocar nos seus bookmarks, já.

O pizzatorrent procura em vários sites de torrent para você. Vamos dar uma olhada nele. Entre lá em www.pizzatorrent.com.

“oh, meu Deus! O site é em inglês”! Sim, pequeno gafanhoto. Vá acostumando. Se você quer usar a internet de verdade, aprenda inglês.

Digite no campo de busca o que você quer baixar. “spiderman” está bom. Dê um enter ou clique no Search. Note que enquanto ele procura, várias setas coloridas rodam na parte esquerda da tela. Elas indicam os vários sites onde o pizza está procurando seu filme pirata, seu contravensor das leis de direito autoral!

Quando todas as setas tiverem virado um v verde, o pizza terminou de procurar nos melhores sites de torrent do mundo (sim, são todos em inglês).

Vamos ver o que temos. A coluna Rank você pode ignorar. A coluna Date indica há quanto tempo o torrent foi publicado. A coluna Torrent te mostra o nome do torrent. A coluna Size mostra o tamanho do download.

E agora vem o que interessa, jovem padawan. A próxima coluna é a coluna Seeds. Seed, em inglês, quer dizer Semente. Isso quer dizer QUANTAS PESSOAS ESTÃO DISPONIBILIZANDO ESSE TORRENT. Lembra do mapa do churrasco? Exatamente. Quanto mais Seeds tiver um torrent, mais fácil é de conseguir baixá-lo. Clique no cabeçalho da coluna Seeds no pizzatorrent. Ele vai ordenar os torrents encontrado, começando pelo que tem o maior números de Seeds. São esses torrents do início da lista, agora, que devemos olhar.

Escolhendo os Arquivos

Depois de organizados por Seeds, vamos escolher qual vamos baixar. Como a rede de torrent é algo muito democrático, várias pessoas disponibilizam a mesma coisa, mas de maneiras diferentes. Voltemos ao mapa do churrasco. O Zequinha desenhou um mapa. Mas o Zequinha é um tosco para desenhar. A Mariazinha, que desenha muito melhor, pegou o mapa do Zequinha e desenhou de volta, disponibilizando para que outras pessoas o copiassem. Assim, agora quem precisar do mapa tem duas versões para escolher, certo? A do Zequinha e a da Mariazinha. O mapa é o mesmo, correto?

Assim, nosso “spiderman” pode ser o filme, pode ser o jogo, pode ser o spiderman1, 2 ou 3. pode ser gravado no cinema, pode ser gravado de um DVD, pode ser em alta qualidade, pode ser em baixa qualidade. Correndo o olho pela lista já podemos ver algumas coisas estranhas por lá. Vou tentar explicar o que a maioria delas significa.

Geralmente tem-se o nome do que se está disponibilizando, seguido de outras informações. Aqui pra mim, hoje, o primeiro item da lista é “Spiderman 3 DVDRip XVid – Molotov”, com 2044 seeds.

Spiderman 3 é o nome do filme. Um tanto quanto lógico.
DVDRip significa que o filme foi gravado do DVD.
XVid é o tipo do arquivo que foi gravado.
Molotov é o nome do cara (ou grupo) gente fina que colocou isso na net.

Esse é, hoje, um padrão no mundo torrent. Mas se você olhar na lista vai ver um monte de torrent chamado simplesmente “spiderman 3”. Eu recomendo tentar baixar os que têm mais informações, mas ainda assim podemos saber um pouco mais sobre os torrents com nomes minimalistas. Já chegamos lá.

Coisas das quais você deve fugir:

Screener – são filmes gravados dentro do cinema, geralmente de qualidade mais do que ruim.
Rmvb – tipo de arquivo chato, que precisa de programas específicos para rodar, e que geralmente têm qualidade sofrível.
VCD, SVCD – Tipos de arquivo que só vão te dar dor de cabeça.
ITA, ESP, TUR, POL, FRENCH, DUTCH, e outras siglas que remetam a nome de países ou línguas- geralmente são filmes dublados ou legendados na língua desses países. Aqui vale um adendo: filme dublado em portugês na net é BEM raro de encontrar. Seriado, então, nem em sonho.

Está OK para baixar:

Xvid, DivX, AVI, MPEG – para os tipos de arquivos.
PAL, USA – para jogos.

Isso tudo explicado, vamos baixar o nosso arquivo. Basta clicar nele, e você será redirecionado para o site onde o pizza o encontrou. Agora vamos precisar de um pouco de bom-senso.

Como o pizza procura em vários sites, você nem sempre baixará do mesmo site. Algumas coisas você encontrará no IsoHunt, outras no MiniNova, e assim por diante. Cada um deles tem uma característica diferente, mas geralmente é só clicar no nome do torrent (sempre maior na tela) para iniciar o download.

Vale sempre dar uma olhada se o site disponibiliza comentários dos usuários (comments). Esses comentários são muito úteis para identificar torrents falsos (fakes), com virus ou que necessitam de senha (password). Se você vir alguma coisa relativa a isso marcada positivamente na página do torrent, parta para o próximo da lista. Se você baixou um torrent com algum desses problemas, seja gentil e comente no site.

Vários dos sites mostram ainda quais são os arquivos contidos no torrent. Sempre dê uma olhada para ver se o Spiderman é mesmo o homem-aranha e não alguma outra coisa que você não gostaria que sua mãe visse.

Escolhido o arquivo, é hora de colocar o computador para trabalhar!

Iniciando o download

Você já deve ter instalado o uTorrent. Quando você clica no link para baixar o torrent, o que realmente acontece é que um arquivinho .torrent (o bilhetinho, lembra?) será baixado. Se tudo estiver ok, seu computador deve perguntar o que fazer com esse arquivo. Diga a ele para abrir o arquivo .torrent com o uTorrent.

Assim, o uTorrent abrirá automaticamente cada vez que você tentar baixar um torrent, com a seguinte janela (clique nela para ver maior):

:

Agora você pode escolher onde salvar seu download, e verificar os arquivos que está baixando (na parte que diz “Conteúdo do Torrent”). Caso você não queira baixar todos os arquivos do pacote, é só desmarcar quais você não quer. Nesse exemplo só tem um arquivo, então não tem muito o que fazer a não ser clicar em OK. Note que mesmo que você não queira baixar todos os arquivos agora, você pode fazer isso depois sem ter que procurar o torrent de volta.

Abaixo está a sua tela do uTorrent funcionando (não vai ser exatamente assim, mas o básico está aí):

O que interessa nessa tela? Quase tudo, na verdade. Coisas importantes a notar são:

  • Coluna “Concluído”: indica quanto (em %) do seu torrent já foi baixado.
  • Coluna “TED”: indica o Tempo Estimado de Download, ou quanto tempo falta até o download terminar. Note que esse tempo é estimado baseado no tamanho dos arquivos e na velocidade atual.

Na perte de baixo da tela temos várias abas. Uma delas, em particular, é muito importante: a aba “Arquivos”. É aqui que você pode escolher que arquivos baixar e que arquivos ignorar (depois de você já ter iniciado o download). Nessa aba estarão listados todos os arquivos do download, e basta clicar com o botão direito sobre um deles e selecionar a prioridade (alta, normal, baixa ou Não Baixar).

E depois?

Isso é o básico que qualquer pessoa deveria saber para usar sabiamente os fabulosos recursos do torrent. Com o tempo você vai acabar ficando mais exigente, seus torrents vão acumular-se na janela do uTorrent e você vai querer categorizá-los, por exemplo.

Ou você vai querer que eles sumam da janela do uTorrent. Isso é normal. Chega uma hora que a coisa fica meio complicada mesmo. Para limpar a lista você tem duas opções: apagar o download da lista somente ou apagar da lista E do seu disco.

Para isso, clique com o botão direito no torrent e selecione “Remover”se você só quiser que ele suma da lista do uTorrent. Assim seus arquivos estarão à salvo onde você os gravou, e apenas o uTorrent não os verá mais.

Se você escolher a opção “Remover e…”, será apresentado a três opções, para apagar o arquivo .torrent, o .torrent e os dados ou só os dados. Se você escolher apagar os dados o seu download será apagado. Esteja avisado.

Legendas

Como eu disse ali em cima, é bem raro encontrar filmes e séries dublados em português. Eu dou graças aos céus por isso.

Mas e onde encontrar legendas para o que acabei de baixar? – pergunta você. No www.opensubtitles.org. Lá você encontra praticamente qualquer coisa. Apenas uma dica para usar o site: procure as legendas cujo nome da versão é exatamente o mesmo do arquivo que você baixou, para não ter problemas com sincronismo.

Para assistir seus filmes com legendas, o arquivo de legenda tem que estar no mesmo diretório que o filme, e os dois arquivos têm que estar com o mesmo nome (exceto a extensão, claro). Eu recomendo o uso do GOM Media Player (procure no Google, pequeno gafanhoto verde).

Fim

Obviamente que esse tutorial não é definitivo. Se com o tempo eu lembrar de mais alguma coisa que valha a pena ser adicionado, ou se você souber de algo, será adicionado.

Espero que tenha ajudado. Aproveitem o mundo mágico dos torrents com responsabilidade!

27 respostas para Tutorial: bittorrent (ou só torrent)

  1. Magok disse:

    Cara, há a possibilidade também do pessoal achar filmes e séries, juntamente com as repectivas legendas, há site que disponibilizam isso, por exemplo o Downloads All (www.magokblog.blogspot.com/).
    Se alguém quiser conferir… é so chegar por lá.
    Abraços

  2. Daniel Trezub disse:

    Com certeza, mas, como eu disse acima, nesse caso você está baixando de uma só pessoa. Se teu blog for pro espaço amanhã todos os links vão junto.
    Além disso você não tem a possibilidade de dar um pause no download e continuar depois.
    E, honestamente, ninguém merece EasyShare, RapidShare e coisas do gênero.
    Mude pro torrent e seja mais feliz. Com as dicas que eu dei nesse tutorial você não precisa mais de EasyShare ou o que quer que seja. Até você, que disponibiliza coisas assim, prestaria um serviço melhor se disponibilizasse em torrent.
    Nada pessoal, cara, mas eu não preciso de sites como o seu, já que acho tudo que preciso via torrent.
    De qualquer maneira, está feito o jabá, e quem quiser que escolha entre a liberdade do torrent ou depender de alguém para ter os downloads que quer.

  3. Magok disse:

    Mas lá no meu site todas as postagens são por torrent, eu apenas quis complementar que há sites que disponibilizam os torrents junto com as legendas.
    Pois concordo com você, tudo que se quer se pode achar em torrent, por isso hoje quando quero algo procuro imediatamente o torrent.
    E a vantagens de sites como o meu é que tudo já está lá, o torrent e a legenda juntas, dessa forma o usuário não perde tempo procurando, pois eu já fiz isso.

  4. Daniel Trezub disse:

    Aaaaahh… Então desculpe-me. Eu vi alguma coisa sobre EasyShare lá e achei que eram links para arquivos hospedados nesse tipo de serviço.
    De qualquer maneira, eu ainda prefiro procurar nos sites de busca, pois acabo com mais opções.

  5. Pablo Raphael disse:

    Que tutorial bacana para os leigos em torrent como eu :)

  6. Magda disse:

    Olá… ache muito legal o tutorial,mas tenho dúvidas de como disponibilizar meus arquivos, pelo que sei quanto mais eu disponibilizo mais rápido consigo baixar os que tenho interesse…
    Atualmente uso o UTorrent.
    blz

  7. Daniel Trezub disse:

    Magda:
    O legal do Torrent é que você não precisa disponibilizar nada. Um download não tem nada a ver com o outro, se voce quiser baixar e logo em seguida apagar, beleza, não afeta a velocidade dos outros downloads. Mas é legal você deixar o torrent ativo por um tempo, pelo menos, pra contribuir.

  8. Nati disse:

    oi!!! bah seu tutorial me ajudou muittooo!!! mas ainda naum entendo algumas coisas… meus torrents demora muito para completar… tem vezes ki eles nem começam! axo ki estou fazendu algo errado… mas naum sei o ke? ah eu baixei o bittorent, mas tambem naum sei qual a diferença dos dois em questao de velocidade… c responder seria de muita ajuda!!! bjo

  9. Daniel Trezub disse:

    Nati: Às vezes os torrents têm poucas fontes (seeds), e por isso demoram mais que os outros. Sempre procure torrents com o maior número de seeds.
    Quanto aos programas, não vai fazer diferença. A única coisa que pode fazer diferença é a configuração, mas isso é papo para um outro tutorial…
    Abraço!

  10. Sacrystan disse:

    Meu amigo…. esse site é da quebrada uHAUhauhA ME AJUDOU MUITO .. UhauhUHA PEQUENO GAFANHOTO É D+ UHauhUAHUau e o spadawan hUAHUhauhAUHA vc é realmente da quebrada…

  11. LILIAN MENEZES disse:

    Poxa!!!! Agradeço, e muito , por esse tutorial. Quebrou um galhão. A cada dia , viajar na net, fica mais fácil, pq existem pessoas como vc. Muito obrigada.

  12. joão disse:

    obrigado grande gafanhoto!!vc é meu mestre em torrent….

  13. Josemar disse:

    Cara, não sou jovem como me parece ser a maioria do pessoal acima, com certeza incluindo você (passei dos 5.0). Mas seu “tutorial” está excelente. Escrito de forma clara e numa forma “gostosa” de se ler. Instalei ontem o uTorrent e o apaguei porque não consegui usá-lo. Já vou re-instalar agora … Parabens!!!

  14. José disse:

    ei cara,ta massa ai,mas vê,eu queria saber,aonde eu posso ver os filmes que baixei e claro onde eu os baixo?

    se puder ajudar,

  15. Wellington Luis disse:

    Valeu pela ajuda, normalmente não fico perdendo tempo para comentar tutoriais mais este em especial está show, muito bem explicado.
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Isabela disse:

    o melhor site para escolher torrents é o http://www.torrentscan.com é um site que você digita o que quer e escolhe o site, entra la e vera

  17. Julia disse:

    Muito bom este tutorial. Foi o único que encontrei que realmente me fez entender como usar o torrent.
    Obrigada!

  18. Dark disse:

    Valeu..!! Muito bom o tutorial e a paciência com os pequenos gafanhotos.
    Obrigado
    Um abraço
    Dark

  19. Marcos disse:

    se meu ted tiver 7s 0d, isso significa oq?

  20. Synyster disse:

    Ta foda moço pensava k tavas mais avançado

  21. Pericles Mello disse:

    Muito bom o seu post, agradeço, aprendi várias coisas que não sabia.

  22. Mine disse:

    Daniel, Achei ótimo seu tutorial. Eu tenho o bit torrent. Pesquisei no torrent portal e encontrei o que queria…baixei alguns em .avi mas não consigo abrir. Está carregado e tudo mas não abre. . No pizzatorrent se eu digitar na busca não aparece nenhum arquivo de torrent pra baixar…..mesmo que eu escolha pesquisar em movies ou em torrent search…..Será que estou fazendo algo errado? Exemplo de busca: Thor….

    • Daniel Trezub disse:

      Mine: às vezes você não tem os codecs necessários para rodar o video, ou as vezes o arquivo pode ser falso mesmo. Eu recomendaria ir ao cinema mesmo assistir filmes que ainda estao em cartaz ou esperar um pouco para que liberem uma versao que seja gravada de DVD ou Blu-ray. Geralmente quando os filmes ainda estao no cinema é bem dificil achar uma versao que preste.

  23. adriena disse:

    como desinstalar o bit torrent?

  24. Josué disse:

    Cara, parabéns, este tutorial esta fantástico, você tem o dom. pela primeira vez consegui ler até o final um tutorial, você fez a leitura passar em 5 mnts. já virei GALO em torrent. valeu a ajuda.

  25. Grande Daniel sábio mestre,se fosse professor com certeza seria um ótimo mestre!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: