Ponto Frio enrola e entrega TV usada (ou: Quando Desconfiar de Alguma Coisa, Saia Andando)

No dia 29/04, sexta-feira, fui fazer peregrinação nas lojas de eletro-eletrônicos da Marechal Deodoro, para pesquisar preço de TV LCD de 32″. Já tinha feito pesquisa na internet, então tinha noção dos preços que estão por aí, mas queria ver se no cara a cara não rolava um desconto bom e tal.

Na Ponto Frio o vendedor diz que faz uma Sony Bravia por R$1250,00, mas não tinha pronta entrega. Eu queria pronta entrega porque não queria me estressar com transportadora, esperar e o escambau. Se eu ia pagar à vista, porque deveria esperar para ter o produto?

Entro em outra Ponto Frio (na esquina com a Monsenhor Celso) e o vendedor fala que bate qualquer preço que eu tenha. Falo pra ele da Sony por R$1250 e ele diz que faz por R$1240. “Mas tem na loja”? – pergunto. Vamos até o computador e ele me mostra que constam duas peças em estoque, mas que uma deve ser a do mostruário. Mentira número 1. Choro mais um descontinho, falo que é pra pagar à vista e tal (mesmo sabendo que o preço já está ótimo) e fechamos. Enquanto vou pagar no andar de cima, ele vai buscar a TV no estoque.

Fatura do cartão R$1240 mais gorda, desço para encontrar o vendedor falando com o gerente. “Aparentemente temos uma inconsistência no sistema, não estamos encontrando a TV no estoque”. Meu sentido de aranha alarma pela primeira vez.

Pergunto se não tem em outra loja, que eu vou buscar. Não queria que entregassem, mesmo que eu gastasse uma graninha com taxi. Os dois telefonam para várias lojas, para o depósito e nada. Meu sentido de aranha alarma insistentemente. “Então não vou querer, vamos cancelar a compra”. Tanto o gerente quanto o vendedor dizem que a loja dá 10 dias para a entrega, mas “com toda certeza bem antes disso a TV está na sua casa”. Mentira número 2. Recuso, dizendo que queria pronta-entrega.

O vendedor me oferece a do mostruário: “Esse mostruário foi montado não faz nem duas semanas”, larga. Mentira número 3. “Quanto de desconto eu ganho por levar a do mostruário”? – pergunto. Nada, mas a garantia é a mesma: um ano. Não, obrigado. Se for pra levar de mostruário, quero pagar R$1000. Sem chances.

Reluto, pensando no bom preço da compra, mas acabo aceitando que entreguem.

Saio da loja contrariado e torcendo pra que tudo dê certo, achando que até o próximo fim de semana estarei com TV nova, mas com a pulga atrás da orelha.

Na quarta-feira seguinte, ligo para o vendedor. “O prazo de dez dias que vocês me deram está acabando e não recebi minha TV”. Ele desculpa-se mas argumenta que não, que os dez dias ÚTEIS ainda estavam longe de expirar. Como assim? Agora são dez dias ÚTEIS? E que tal você me surpreender e entregar ANTES do prazo, só pra variar?

Ligo na quinta-feira de volta. Passo mais de 20 minutos esperando o vendedor me antender, só pra me dizer que tenho que esperar a entrega.

Ligo na sexta. Já é o oitavo dia. Pergunto se tem alguma previsão. Nenhuma. Estou decidido a ir na loja segunda-feira cancelar a compra, mas no fim de semana faço umas pesquisas e descubro algumas características da TV que me fazem decidir esperar a entrega.

Na segunda (onze dias após a compra), ligo de volta. Dessa vez o vendedor me pergunta surpreso se não recebi a TV ainda. Alô? Você prestou atenção em algum dos outros telefonemas que fiz? Diz que vai verificar e me liga de volta. Falo que ele não vai ligar e que às 13h eu ligo de volta. Às 13h ligo e não falo nem alô: “Que que eu te falei de manhã, fulano”? Ele pede desculpas, mas está com o SAC na outra linha e pede para eu esperar. Por algum motivo não foi feita a compra da minha TV, mas ele vai verificar e é pra eu ficar tranquilo e ele me liga depois. Óbviamente não liga, e vou até a loja depois do médico.

O vendedor é todo solícito, diz que no meu lugar estaria puto, mas que iria resolver essa história com certeza. Ia ligar no SAC pra mandar fazer a compra. Mentira número 4. Pergunto se ele não deveria ter feito isso no dia em que comprei a TV. Tipo, primeiro vocês deixam dar merda pra depois correr atrás? “Ah, deve ter dado algum problema no sistema”. Claro, sempre culpa do sistema.

Na quarta-feira, 13 dias após a compra, o vendedor me liga. Encontraram uma TV no depósito em Londrina e na sexta-feira ela estará em Curitiba. Pergunto se a TV vem no lombo de um burro pra demorar dois dias de Londrina até aqui e falo que pego a TV na loja mesmo para não demorar mais. Ele me garante que, se eu quiser que entregue, a transportadora entrega no sábado. Não, vou buscar na loja mesmo, obrigado.

Na sexta, ligo de manhã para saber se a TV já havia chegado mas o vendedor não tinha ido trabalhar aquele dia, e só ele poderia me responder sobre uma venda dele. Dou um esporro no coitado que me atendeu e ele descobre que não havia chegado ainda. Ligo de novo à tarde e a mesma coisa. Quando ligo no fim da tarde, após sair do trabalho, sou informado que a TV está lá.

Surpreso e desconfiado, vou até a loja. Agradeço entredentes, pego a TV e levo pra casa. No caminho estranho alguns barulhos de coisa solta dentro da embalagem.

Antes de abrir a caixa acho estranho que a fita adesiva da Sony está pela metade, com outra fita colada por cima. “Numa dessas os caras abrem a caixa para conferir na loja”, penso, desconfiado. Ao abrir a caixa, a primeira coisa que vejo é uma peça plástica (que devia ser do apoio da base ou algo assim) solta, sem embalagem, apenas apoiada no isopor de proteção. Pego a tal peça: toda empoeirada e com alguns riscos.

Tiro os pedaços de isopor (quebrados, inclusive) e vejo a base da TV também solta dentro da caixa. “Hm, isso não está certo. A Sony não embalaria um TV assim”, comento com minha filha. Pego a base e ela está empoeirada e toda riscada, como se tivesse sido esfregada com um bombril. Coloco tudo de volta na caixa e ligo para a Ponto Frio. Nem tirei a TV da caixa pra não passar mais raiva.

“Vocês me mandaram uma TV usada”, reclamo. “Venha aqui amanhã para a gente resolver isso”, o vendedor limita-se a responder.

Sábado, 9 horas da manhã, pego um táxi e levo a TV até a loja. Chego lá e o vendedor que me vendeu a TV pergunta o que aconteceu. “Me mandaram uma TV usada”, disse bem alto pra todo mundo na loja ouvir. “Como assim, usada”? – espanta-se ele. A cara que fiz deve ter respondido, porque ele não falou mais nada. Abri a caixa no meio da seção de televisores e dei a peça pequena pra ele. “Ah, nem precisa desembalar. Te mandaram uma de mostruário mesmo”. ORLY??

Pergunto se tinha vindo mais de uma junto com essa. Não tinha. Tem em alguma outra loja? Não. Vai chegar mais dessa em qualquer loja do Brasil? Não, essa TV estava saindo de linha, agora só viria o modelo novo, de LED. Peraí: se a TV estava saindo de linha, como que o mostruário havia sido montado há menos de duas semanas?

Minha proposta, bastante razoável, foi: eu devolvo essa e saio daqui com outra Sony 32″. “Ótimo! – responde o gerente – e como você quer fazer a diferença”? Como assim? “Faço a Sony LED por 399 de diferença, podemos parcelar”. Você não está entendendo: eu só tiro meu cartão do bolso se for pra cancelar a compra. Ou levo outra Sony no lugar dessa ou cancelo a compra. “E outra marca, não te interessa”? Não, não me interessa. Comprei uma Sony, quero chegar em casa com uma Sony. Uns 15 minutos dessa discussão inútil e estou de volta ao andar de cima cancelando a compra.

A menina do crediário pergunta o motivo do cancelamento. “Me venderam uma TV que não existe mais”, respondo. E ela “Ah, produto inexistente”. Pelo jeito isso é normal no Ponto Frio.

Nesse meio tempo todo eu reclamo no twitter com a @pontofrio. Como era fim de semana, não recebo resposta nenhuma até segunda-feira, quando recebo um tweet perguntando em que loja foi feita a compra. Respondi agora há pouco, vamos ver se adianta alguma coisa (o que duvido muito, claro).

6 Responses to Ponto Frio enrola e entrega TV usada (ou: Quando Desconfiar de Alguma Coisa, Saia Andando)

  1. julia disse:

    Que relaxo da ponto frio hem !!!!
    Aqui na minha cidade essa empresa vendeu um computador com conteudo pornografico para um colega meu , parece que ele foi indenizado !

  2. Nilze disse:

    Estou com um problema com essa loja, me venderam um produto quebrado/rachado, e a atendente me disse que talvez tenham quebrado no transposte e tenho que esperar até o dia 29/11 para eles mandarem outro microondas. Que BELEZA, eles acham que somos palhaços, mas como não sou de engolir sapo eles vão ter o privilégio de ouvir minha voz todos os dias. Acho que vou ligar 3 x por dia: manhã, tarde e noite. Se eles viram que quebraram o microondas nem deveriam ter mandado o troço quebrado pra minha casa, deveriam ter devolvido para alguma analise, mas é mais fácil jogar a bomba na mão de outro. Quanto descaso!!!

  3. Juliano disse:

    Lamentável….vamos nos unir, o povo não tem empatia por casos assim! Cada um por si e foda-se os outros! “Enquanto não acontece comigo, foda-se os outros!” Pensamento idiota!
    Eu não compro mais nada no Ponto Frio e Kabum! Demora muito na entrega e tem que rezar para não vir coisa quebrada, mostruário, ou coisa assim (já aconteceu comigo)! Acordem pessoal, respeito ao consumidor não é mais luxo!

  4. Mauro disse:

    Daniel, o código do consumidor é bem claro, a loja tem que lhe entregar o produto comprado, se enviar o produto errado, a loja deve enviar o produto correto e você não precisa devolver o que foi errado, se não existir mais o produto a loja deve substituí-lo por um superior.

  5. Matthaeus disse:

    Às vezes teria menos dor de cabeça se comprasse pela net do que na própria loja física.
    É foda mesmo.

Deixar mensagem para Matthaeus Cancelar resposta